Reabilitação Teatro Cine Elma

Especificações Técnicas

Produto: Viroc Cinza
Aplicação: Revestimento de interiores
Arquitectura: Hildegard Glez-Cebrián F. de Caleya e Jan Liebe
Distribuidor: Maderas Ramos Moreira
Local: A Proba do Caramiñal, Espanha

O Cine Elma (1950) é um dos edifícios mais emblemáticos do município. A sua utilização enquanto sala de cinema foi desaparecendo sendo substituído pela emergente actividade teatral.

O principal objectivo deste projecto de reabilitação foi o de adaptar o edifício existente às necessidades do teatro. Uma nova cobertura une todo o teatro a uma só altura, permitindo incorporar uma grande janela panorâmica que delimita grande parte do edifício.

Exteriormente manteve-se, ao máximo, as características do edifício recuperando aberturas na fachada que foram tapadas ao longo dos anos. Isto permitiu recuperar a visibilidade a partir dos espaços públicos aumentando a luminosidade e fomentando a relação visual entre o exterior e a actividade interna do teatro.

As fachadas foram pintadas numa tonalidade clara permitindo salientar as molduras, estruturas e quadros existentes. As novas intervenções (casas de banho, auditório e salas técnicas) são percebidos como estruturas independentes ressalvando desta forma o novo em relação ao pré-existente.

Os assentos concentram-se nos pontos de maior visibilidade e as circulações são realizadas pelas laterais. Os acabamentos no auditório em tons mais escuros recriam um espaço íntimo e recolhido no qual os elementos tácteis (assentos, cortinas, entre outros).

Para esta reabilitação foram utilizados vários produtos, com maior enfoque no Viroc e no Valchromat