Instituto Dona Ana Rosa, Brasil

Especificações Técnicas

Produto: Viroc Cinza
Aplicação: Fachada e Revestimento de Paredes
Arquitectos: RoccoVidal Perkins+Will
Fotografia: Daniel Ducci
Local: São Paulo, Brasil

Instituto Dona Ana Rosa (IDAR) é uma organização civil sem fins lucrativos, que visa o atendimento gratuito a crianças e jovens de classes sociais desfavorecidas em três programas, de acordo com a Prefeitura de São Paulo.

IDAR tem como objetivo promover a integração entre as comunidades, pais, alunos e funcionários, a fim de reforçar os laços e desenvolver atividades que forneçam uma ligação entre o Instituto e a família, assegurando que os utilizadores usufruam dos direitos de cuidados primários.

O desafio passou por inserir um novo edifício numa área já edificada num grande terreno na zona oeste de São Paulo. Este novo edifício está inserido em antigos armazéns industriais.

Havia a possibilidade de reaproveitar a edificação existente, um armazém com poucas qualidades arquitectónicas e não projetado com as finalidades necessárias para a sua ocupação atual; ou criar um novo modelo que mostrasse essa transformação do instituto a toda a comunidade. Optando pelo segundo modelo, Viroc foi uma das escolhas para uma obra racional, económica, limpa, e de baixo impacto.